quarta-feira, 9 de setembro de 2015

[TAG] Chatices Literárias

Minha querida amiga Georgia do Estantes Falantes publicou essa TAG no canal dela do youtube esse feriado e achei ótima! Super polêmica mas maravilhosa pra mostrar como cada pessoa tem um gosto diferente (e mesmo assim o amizade prevalece ou assim esperamos). Acho que esse tipo de tag acaba sendo bem mais legal em vídeo que escrita mas eu não sou uma pessoas descolada que tem vlog então fica escrito mesmo, foi mal. A TAG original é do blog Pausa para um Café e consiste basicamente em falar de coisas que não gostamos em livros! Seja o protagonista, o final ou o universo... Alguma coisa muitas vezes acaba não encaixando no nosso gosto. Então bora lá :)



1. Livro que você achou que seria legal, mas foi um saco: Morte Súbita
Foi uma morte bem horrivel, isso sim. Pedi esse livro de presente e fiquei animadíssima quando ganhei por motivos de J.K. ROWLING, GENTE!!!!!!... que desilusão. O livro é tão chato que eu não consegui terminar (e eu tenho horror a largar livro no meio). É tanta monotonia que nem o fato de existir uma morte (coisa que eu amo em livros) salva a tragédia que é essa história. A função atual dele é juntar pó na estante porque não deu, sério. Queen Rowling partiu meu coração com esse livro.

2. Livro que todos dizem que é fantástico e você nhé: Os Instrumentos Mortais 
Vou ser justa aqui: eu gosto da série até o terceiro livro. Achei que o dinheiro falou mais alto e Cassandrinha tornou algo super legal simplesmente intragável. O último livro pra mim foi uma grande tortura, uma grande enrolação, um grande tempo perdido. Na minha opinião, não existia nenhuma necessidade de fazer a série ter SEIS livros, sendo 3 de puro blábláblá. Sei que muita gente ama essa série e eu consigo entender... o universo é super legal, existem personagens incríveis, etc, etc, mas fiquei tão desgostosa com prolongamento desnecessário que a não gostar da série.

3. Livro que tinha tudo pra ser bom, mas é chato: Revenge - Treinamento para Vingança
O livro é baseado na série de TV americana Revenge o que me deixou com grandes expectativas, já que a premissa da série é muito interessante e ela fluiu muito bem (até a terceira temporada). Mas assim como a série caiu drasticamente o livro falhou em atender as expectativas. Não chega a ser um livro RUIM, mas é super fraco e acaba deixando muitas coisas em aberto e sem respostas.

4. Livro com o personagem principal intragável: Maze Runner  
Eu não consigo suportar o Thomas. Li vários livros com protagonistas chatos mas esse foi o mais recente e... não dá, não dá. Thomas devia tentar a vida como Mãe Diná porque nunca vi um personagem que "simplesmente sabe", "não entende bem como mas sabe que tem que", "sente que deve", "acredite que deva" fazer as coisas. Sei que ele é especial, sei que as memórias dele foram apagadas MAS GENTE É DEMAIS. Fora o egocentrismo, a antipatia, etc, etc. Ainda bem que Maze Runner tem Newt e Minho pra salvar.

5. Livro com o fim terrível: Garota Exemplar (menção honrosa para Jogos Vorazes - A Esperança aqui)
Acho que a grande maioria das pessoas já leu esse livro mas é melhor não entrar muito em detalhes pra não estragar tudo pra quem não leu. Mas como não podia ser diferente, Gillian Flynn sem algo doentio, não é Gillian Flynn,
O final da série Jogos Vorazes também merece menção honrosa aqui, chegando ao ponto de atrapalhar essa série fantástica pra mim.

6. Universo que você nunca gostaria de morar: A Rainha Vermelha
Esses universos distópicos são muitas vezes assustadores. Tenho certeza que morreria (e bem rápido) na maioria deles mas resolvi destacar A Rainha Vermelha aqui. Esse funcionamento de sociedades separadas por ricos com poderes e pobres (que são na verdade miseráveis) está presente em várias distopias mas o que me levou a destacar A Rainha Vermelha foi que além de tudo isso, os ricos poderosos tem sangue literalmente PRATEADO. O quão bizarro é isso? 

7. Livro que você tem na estante, mas tem medo de ler por parecer chato: Wunderkind
Eu comprei esse livro porque achei a premissa fantástica, mas confesso que tenho a sensação de ter me iludido. As avaliações no goodreads são péssimas, a nota média dele esta abaixo de 3 (o que não costuma ser bom sinal) além de eu detestar coisas de terror. A capa é super legal, mas ele vai continuar ali na estante por mais algum tempo.

8. Livro que tinha tudo para ser chato e foi “mó” legal: Memórias de um Gueixa
Apesar de eu amar cultura japonesa, não sou muito fã de romances e livros históricos. Juntando as duas coisas, logo imaginei que, por mais interessante que possa ser a história, eu acabaria me entediando e largando o livro (mesmo com tantas pessoas recomendando). E não podia estar mais enganada! A narrativa é envolvente e o livro flui de maneira fantástica. Excelente surpresa.

Quais seriam os livros de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário